Polidamas de Escotusa (Polydamas of Skotoussa) – campeão olímpico

By | 17 de fevereiro de 2015

Polidamas foi, segundo relatos de historiadores de sua época, “o maior homem de seu tempo” e foi campeão olímpico em 408 a.C.; sua fama era conhecida e, inclusive, tem seu nome citado na obra A República. Entretanto,embora tenha sido campeão olímpico apenas uma vez (perdeu seu título em 404 a.C.), fez grande fama com outros feitos que marcaram a historia de seu povo (era originário da cidade de Escotusa) e que trouxeram grande orgulho aos Helenos em geral.

polydamas

Polidamas.

 

Entre os feitos que lhe renderam fama através dos tempos estão a vitória nos jogos olímpicos de 408 a.C. como lutador de pancrácio (obviamente, afinal esse não é um feito simples de se obter); ter, com suas mãos nuas, sufocado um leão aos pés do Monte Olimpo; ter também parado, apenas com seu corpo e vigor, uma carruagem a pleno galope; ter dominado um touro furioso apenas com suas mãos; *ter vencido 100 Imortais Persas, a convite de Dário II, sendo que, após ter matado facilmente o primeiro desafiante, combateu os demais 99 de 3 em 3.

Todos esses feitos garantiram grande fama a Polidamas, contudo, seu fim foi o que o imortalizou. Em um dia quente de verão Polidamas e alguns amigos celebravam mais uma vitória bebendo vinho e conversando em uma gruta; contudo, o local sofreu com tremores e o teto da gruta começou a ceder e, para que seus amigos pudessem se salvar, Polidamas segurou o teto por tempo suficiente para que todos pudessem sair da gruta e, quando o último deles conseguiu escapar, o campeão encontrou seu fim.

*O local de sua morte foi marcado com uma estátua e passou a ser honrada pela visita de atletas, na sua maior parte formada lutadores de pancrácio, que buscavam inspiração e favorecimento divino, bem como o solo ao redor foi considerado sagrado.

Nota: As duas citações contendo “*” foram um pouco romantizadas por mim. Explico. O confronto contra os Imortais Persas é real, contudo a quantidade de homens não fica clara nos relatos, sendo dito apenas que Polidamas enfrentou e venceu vários deles lutando contra 3 por vez. A forma como encontrou seu fim igualmente é procedente e os campeões olímpicos recebiam veneração e culto caso atingissem grande fama; dessa forma, não é de se duvidar que o local pudesse ter sido consagrado à memória dele e recebido visitas de pessoas que o admiravam e buscavam obter seu favor divino.

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *