Recomendações para manter uma boa saúde

By | 31 de janeiro de 2015

Regras de alimentação e saúde elaboradas por Mikkel Hindhede.

Mikkel_hindhede

Mikkel Hindhede, foi muito sábio e salvou muitas vidas.

1 – Lembre-se que a alimentação simples e sem ingredientes constitui a nutrição mais eficiente para a saúde: pão integral, batatas, manteiga, leite, legumes e frutas devem ser os alimentos de eleição diariamente. Coma, no máximo, três vezes ao dia. Coma devagar e salive bem. Abstenha-se do erro corrente de pensar que legumes tem pouco valor nutritivo, e que devem ser ingeridos em grandes quantidades. É arte sumamente difícil alimentar-se bem, com sobriedade. Quando se levantar da mesa deverá sentir disposição para iniciar o seu serviço. Meia hora, no mínimo, antes da refeição, deverá sentir acentuada fome, pois, assim qualquer refeição bem preparada lhe apetecerá. Não conseguindo comer com gosto um bom pedaço de pão integral com manteiga sem recheio, deverá esperar até que a fome lhe desperte o necessário apetite. Nunca lance mão de aperitivos. Não esqueça que a dona Fome é a melhor cozinheira. Poderá ser de grande proveito para pessoas de vida sedentária, jejuarem um dia por semana.

2 – Não use bebidas alcoólicas, não fume. Evite o mais possível o café. A melhor bebida é a água da fonte. Querendo tomar algo de quente, beba água quente com mel ou melado com creme de leite, ou um substituto do café (café de aveia torrada ou cevada). Chás leves são também recomendáveis.

3 – Deite-se cedo e levante cedo. De manhã, seguida de uma fricção ao levantar, ducha fria se for jovem, morna se tiver idade mais avançada. Zele também por suficiente exercício da musculatura ao ar livre (serviço na horta, jardinagem, esporte, ginástica, etc.). Se para isso lhe faltar a possibilidade, deve diariamente providenciar – de acordo com sua constituição – um bom passeio de 5 a 8 quilômetros. Evite, quanto possível, bonde, ônibus e automóvel.

4 – Se levar vida sedentária, use agasalho suficiente quando sentir frio; se, porém, trabalhar ao ar livre, dispense muita roupa. No verão use roupas mais leves possíveis; o melhor é a fazenda porosa. Banhar-se em suor é contra a saúde. O suor deverá poder evaporar. Tonifique a sua epiderme tomando sol. O sol cura o maior número de moléstias.

5 – Observe a antiga lei moral: “Um homem só com uma só mulher”. Isto constitui a melhor garantia para a preservação de moléstias venéreas, que requerem para a sua disseminação sempre três pessoas. É o ideal se realizar o matrimônio cedo, baseado no sistema de vida simples com desprezo pelas complicações da vida moderna, favorecendo o bem-estar dos cônjuges. Que os homens enfim, compreendam, que, quanto mais procuram os prazeres artificiais mais se acentua na alma o tédio e o fastio da vida. O maior gozo é conquistar a saúde do corpo e da alma, tanto que se possa dispensar a ansiedade pelos prazeres artificiais. Ter todas as fibras da alma, e todos os nervos e músculos do corpo aviventados e irrigados pela seiva animadora da saúde é a base de única e real satisfação da vida que não deixa sequela, ou ressaca. Moderação e modo simples de vida são os únicos caminhos que conduzem à felicidade.

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *